Começo de ano é certo: a temporada de prêmios aquece e movimenta os cinemas no mundo inteiro.

E para estender o tapete vermelho pela primeira vez aqui no blog, trago uma lista de 10 filmes para ninguém ficar por fora do assunto ou com a mão no queixo na mesa do bar enquanto os amigos debatem.

Toma nota!

 

A Chegada

arrival_amy_adams_screenshot_h_2016Nos últimos anos o gênero sci-fi tem nos trazido ótimos filmes. Interstellar e Ex- Machina são dois ótimos exemplos. O mais novo desse segmento é “ A Chegada”, que conta com uma atuação exuberante de Amy Adams. O filme tem direção de um dos melhores diretores do nosso tempo, Dennis Villenueve.

 

 

A Qualquer Preço

waterUm policial em seu último dia de serviço investiga um caso de dois irmãos assaltantes de bancos. Clichê do clichê. Porém, com um roteiro envolvente, “A Qualquer Preço” vai além do básico e mostra a crise financeira nos Estados Unidos in loco. Cidades abandonadas, pacatas, sem emprego e sem perspectivas. O filme conta com um elenco inspirado e uma atuação imperdível de Jeff Bridges.

 

 

Capitão Fantástico

maxresdefaultO capitão da família é Viggo Mortensen. Um pai apaixonado pelos filhos, com ideias fortes e que abomina os padrões impostos pela sociedade. Mortensen comanda o elenco do filme com momentos roadmovie, musical e muito drama. Veja com urgência.

 

 

Sully

Brody-Clint-Eastwoods-Sully-Existential-Burden-1200O Capitão Chesley Sully salvou 155 passageiros em um pouso forçado no Rio Hudson, em Nova York. Uma história dessa é claro que Hollywood não ia deixar passar. O filme é o mais novo longa de Clint Eastwood, que dirige Tom Hanks na pele de Sully. Mesmo sabendo o final a trama envolve, trazendo um grande filme.

 

13th

13th-netflix-documentary-trailer3Esse documentário mostra as entranhas da 13ª emenda da Constituição Americana, que aboliu a escravatura nos Estados Unidos. A direção é de Ava Duvernay, que mostrou a história de Martin Luther King em “Selma”. O doc é um dos 12 finalistas para vencer o Oscar de  documentário e está muito fácil de assistir. Está no Netflix.

 

La La Land

LaLaLandDestaqueUm dos filmes mais elogiados pela crítica é o musical “La La Land”, de Damien Chezelle (Whiplash). Com um show de Ryan Gosling e Emma Stone o longa não perde o ritmo em nenhum minuto.

 

 

 

Fence

downloadDenzel Washigton faz barba, cabelo e bigode em Fence. Ele atua e dirige um catador de lixo que sonha ser jogador de beisebol. O ator e diretor ainda tem a companhia de uma das melhores atrizes do momento, a Viola Davis. Olho neles.

 

 

 

Manchester à beira-mar

43657436-e1484233158891Casey Affleck, o bom ator da família Affleck, e Michelle Williams, protagonizam um dos dramas mais premiados da temporada. Casey é um dos favoritos ao Oscar de melhor ator e acabou de ganhar o Globo de Ouro de melhor ator dramático.  O filme é do Kenneth Lonergan, roteirista de “Gangues de Nova York”.

 

 

O Apartamento

SalesmanÉ o novo filme do iraniano Asghar Farhadi, de “O Passado” e “A Separação”. Além disso o filme está entre os 9 pré-selecionados para o Oscar de Filme Estrangeiro. 

 

 

 

Jackie

natalie-portman-jackieNatalie Portman vem com tudo no papel de Jacqueline Kennedy. A atriz é a favoritaça ao Oscar de Melhor Atriz esse ano. O filme tem direção do chileno Pablo Larrían de “Gloria” e “Neruda”.